Os EUA retiraram dezenas de sites de notícias iranianos, acusados ​​de espalhar desinformação.

Muitos sites ficaram offline nesta terça-feira (22), com avisos explicando que eles foram “apreendidos” pelos EUA – junto com os selos do FBI e do Departamento de Comércio.

Eles incluem a Press TV estatal do Irã e a Al-Masirah TV, dirigida pelo movimento Houthi apoiado pelo Irã.

Isso ocorre em meio a tensões aumentadas entre os EUA e o Irã sobre a reinicialização de um acordo nuclear.

O Departamento de Justiça dos EUA disse que os EUA apreenderam 33 sites administrados pela União Islâmica de Rádio e Televisão do Irã e outros três administrados pela milícia Hezbollah apoiada pelo Irã, informou a agência de notícias Reuters.

Os sites não estavam acessíveis na tarde de terça-feira, com a declaração no site da Al-Alam dizendo: “O domínio alalamtv.net foi confiscado pelo governo dos Estados Unidos de acordo com um mandado de apreensã, como parte de uma ação policial de o Bureau of Industry and Security, o Office of Export Enforcement e o Federal Bureau of Investigation. “

As notícias também apareceram em alguns dos sites iranianos da Press TV, o principal canal de televisão via satélite em inglês do governo iraniano e Al Alam, seu equivalente em árabe. A Lualua TV, um canal independente do Bahrein em língua árabe que transmite do Reino Unido, também foi desativada.

O Irã oferece apoio ao movimento rebelde Houthi do Iêmen, que confirmou que seu domínio em almasirah.net foi bloqueado.

PROPAGANDA

Vários dos sites voltaram a ficar online em poucas horas com novos endereços de domínio.

A última medida ocorre dias depois que o clérigo linha-dura antiocidental Ebrahim Raisi foi eleito presidente da República Islâmica .

As relações entre o Irã e os EUA estão tensas há alguns anos, depois que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear com o Irã em 2018 e restabeleceu sanções econômicas paralisantes ao país. Sob o acordo histórico, essas sanções são suspensas enquanto o Irã restringir suas atividades nucleares.

Embora o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, queira voltar ao acordo, ambos os lados dizem que o outro deve dar o primeiro passo, e o acordo está perto do colapso.

No domingo, a sexta rodada de negociações sobre o acordo foi realizada em Viena entre enviados do Irã e os seis signatários mundiais – EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha – mas as negociações foram adiadas.

Todas as estações de notícias do Irã são administradas pelo governo, sem televisão privada ou estações de rádio. As antenas parabólicas também são ilegais – embora sejam comumente vistas. No passado, a polícia iraniana recorreu ao uso de catadores de cereja para vasculhar as varandas em busca deles e, como demonstração de força, amassar antenas parabólicas confiscadas com tanques.

Em outubro, os EUA apreenderam 92 sites que afirmam estar sendo usados ​​pelo Corpo de Guarda da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã para espalhar desinformação política.

O governo iraniano não fez nenhum comentário oficial em resposta à medida, mas os meios de comunicação do país acusaram os EUA de censura.

“Este é outro exemplo da liberdade de imprensa dos EUA, em que se a DC não gostar do que você diz, seu domínio será confiscado? (Sic)”, tuitou o apresentador norte-americano da Press TV, Marzieh Hashemi.

PROPAGANDA

Por Felype Oliveira

Felype Oliveira é criador do Café com Net, além de administrar a revista digital, também atua como social media, web designer e roteirista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *